Os Açores - São Miguel

Aproveite os Açores

Baleias e Golfinhos

Perto dos Açores, encontra-se um fenómeno especial onde se podem observar as aves e os golfinhos não só durante as suas viagens pelos oceanos, pois algumas destas espécies passam o ano inteiro perto dos Açores. Em especial os cachalotes e os golfinhos possíveis de ser encontrados durante todo o ano. Durante o Verão, pode também observar as baleias que normalmente passam apenas os Açores duas vezes por ano na Primavera e no Outono, se tiver sorte. Esta imagem mostra um grupo de baleias-sei perto de São Miguel em Agosto de 2018.

Baleia-sei
Baleia-sei
Golfinho-roaz
Golfinho-roaz

Dependendo da época, pode observar diferentes espécies de golfinhos. Os mais comuns são os golfinhos-roaz, como mostra a foto, e os golfinhos-pintados do atlântico. Viagens de um dia para ir ver os mamíferos marinhos são possíveis durante todo o ano, mesmo que os operadores mais pequenos e os pontos de venda em aldeias menores estejam fechados fora do período principal de férias. Esteja sempre ciente de que os barcos não saem do porto em más condições meteorológicas. É por isso que recomendamos não deixar uma viagem planeada para observação de baleias até ao final das suas férias. É recomendável decidir com antecedência se prefere uma viagem em lancha ou catamarã. A lancha será mais rápida, e o catamarã promete uma viagem um pouco mais calma. Na lancha, provavelmente vai sair um pouco molhado, mesmo que o mar esteja calmo, enquanto o catamarã não exige que você use um colete salva-vidas.

Encontros Especiais

Nós gostaríamos de partilhar consigo um conjunto de encontros especiais que nós conseguimos capturar na câmara. Nem sempre conseguimos tirar fotografias, e, por exemplo vimos peixes voadores, tartarugas marinhas e tubarões. No entanto, nessas ocasiões, o barco estava simplesmente a andar muito rápido.

O “Sr. Cachalote“

Em outubro de 2019, nós conseguimos, pela primeira vez, identificar o “Sr. Cachalote“. O “Sr. Cachalote“, é uma baleia adulta, que mede aproximadamente 17 metros. Ele está sempre por São Miguel, nós só não tivemos a sorte de o ver anteriormente.

Arco-íris sobre o "Sr. Cachalote"
Arco-íris sobre o “Sr. Cachalote”

Não só o seu tamanho é impressionante, como também toda a sua aparência no geral. Pode, definitivamente dizer-se que ele tem cerca de 40 anos de idade, observando a sua pele e cauda. Vimos, também, a sua parceira, que o acompanhava e tornava ainda mais evidente o tamanho do “Sr. Cachalote“.

As barbatanas do Sr. Cachalote desaparecendo nas ondas
As barbatanas do Sr. Cachalote desaparecendo nas ondas

Baleias-Sei

Nós tivemos a sorte de conseguir ver as baleias duas vezes. Poderá ter uma sorte especial se a sua visita começar em direção a Oeste. Ambas as vezes, nós avistámo-las a mais de 40 km a oeste ou a noroeste de onde começamos. Pode reconhecer facilmente estas baleias, relativamente grandes, pelas suas barbatanas pontiagudas.

Baleia Sei perto de Sao Miguel
Baleia-sei

Normalmente, as baleias não mergulham por muito tempo, logo poderá ver-lhes por um longo período de tempo. Quando elas emergem da água produzem áreas circulares que ocorrem a distâncias regulares, o que pode impedir que descubra em que direção estão seguindo.

Algumas dicas “secretas”?

Placa da Futurismo, em Ponta Delgada, durante o pôr do sol
Placa da Futurismo, em Ponta Delgada, durante o pôr do sol
  1. Dica secreta: se tiver a certeza, antecipadamente, que não há nenhum navio no porto, provavelmente terá mais espaço para o seu barco na observação de cetáceos.
  2. Dica secreta: Se levar um catamaran, nós consideramos que o melhor sítio é na parte de cima, no canto direito ou esquerdo da frente. Aí, conseguirá ver toda a área à frente do barco, tal como a do lado. Como os barcos abordam os animais por trás, poderá obter uma melhor visão aqui. Adicionalmente, é de referir que preferimos a Futurismo “Cetus” o catamaran “Quatro ventos”. No “Quatro ventos”, algumas áreas são acessíveis apenas a um número limitado de pessoas, quando o barco não está em movimento.
  3. Dica secreta: Nós tivemos a experiência de que pagar mais para nadar com os golfinhos, e concluímos que não vale a pena. Infelizmente, os animais não estão, normalmente, tão ansiosos para nos conhecer como nós. Muitas vezes, eles desaparecem quando as pessoas pulam para a água.
  4. Dica secreta: Se quiser algo mais cómodo ou estiver atrasado, o caminho que leva diretamente da garagem do porto ao cais fica perto do estacionamento da rua 17.

Se quer apreciar alguma comida após o seu retorno, nós recomendámos um conjunto de lugares no porto e arredores. No caso de estar interessado sobre o significado histórico das baleias, pode encontrar algumas informações sobre a caça às baleias nos Açores aqui.

Se estiver interessado em passar as suas férias em São Miguel, teremos todo o gosto em ajudá-lo, fornecendo mais informações. Nós recomendamos fornecedores com os quais tivemos uma boa experiência.

Next Post

Previous Post

© 2024 Os Açores – São Miguel

Theme by Anders Norén  Powered by Quasiris GmbH